A Medicina Oriental Em Portugal

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Não há dúvidas de que os tempos são outros. Isso fica claro no que diz respeito à medicina.

Ainda que Portugal continue a ser um país que dá bastante valor à medicina tradicional e aos senhores doutores – com todo o devido respeito – a medicina alternativa e complementar começa cada vez mais a cimentar-se no nosso país.

Entre muitas clínicas que já oferecem serviços com base nas práticas orientais, destacamos a ESMTC (Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa).

O mais curioso e de certa forma admirável nesta escola é que, no seu recinto contém também uma clínica, permitindo que as pessoas e pacientes possam recorrer aos seus serviços terapêuticos, como a Acupunctura ou a massagem TuiNa, mas também a que os alunos mais avançados possam ter uma experiência prática enquanto ainda estão a tirar o seu curso superior.

Pode não parecer, mas é uma ideia bastante inteligente no que diz respeito ao empreendedorismo (entrepreneurship), porque permite manter um negócio paralelo com facturação e lucro, mas também aproveitar os recursos humanos dos alunos, enquanto estes vão recebendo acompanhamento e competências técnicas.

Acupuncture Needles and Tealights © Gregor Schuster/zefa/Corbis

A acupunctura que por muitos anos foi vista com desconfiança em Portugal, vai mostrando todos os seus efeitos e milagres. Mantém ainda uma proximidade enorme dos seus primórdios (há mais de 2000 anos) o que é absolutamente magnífico.

Se pensarmos que uma terapia com tamanho potencial de cura e prevenção pouco mudou em milhares de anos, mostra-nos a capacidade que o ser humano tem, se puser de lado o preconceito e procurar conhecer o seu próprio corpo, mente e espírito.

Assim como a acupunctura, a massagem TuiNa também procura o equilibrio e a harmonia do Ser no seu todo. Libertando os pontos de tensão e permitindo o fluxo de energia, esta massagem, a que podemos recorrer na clinica da ESMTC, não é como as típicas massagens que procuram o relaxamento muscular, mas sim uma luta entre o terapeuta e esses pontos de tensão.

Se a fizer, prepare-se inicialmente para a dor, mas depois para o bem-estar.

No que diz respeito a ter uma clínica especializada, numa escola superior especializada, 10 pontos para a ideia. Talvez muitas outras devessem seguir o caminho.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *